Está querendo tirar dúvidas sobre problemas na próstata? Quais os primeiros sinais? Então, continue lendo.
Primeiramente, vale saber que problemas envolvendo a próstata podem surgir em qualquer idade, embora seja mais comum a partir dos 50 anos.
Como os números assustam, com cerca de 70 mil novos casos de câncer de próstata a cada ano, a campanha Novembro Azul, criada pela Austrália em 2003, em 2012 foi aderida pelo Brasil.
A campanha Novembro Azul visa, justamente, chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce da doença.
Infelizmente, no Brasil, ainda é enorme o tabu em relação a qualquer problema envolvendo órgãos masculinos, assim, os homens não se consultam regularmente, acabam só procurando ajuda médica quando os sintomas já se agravaram.
É importante saber que a prevenção deve começar a ser feita após os 50 anos, e havendo casos do câncer de próstata na família e parentes de primeiro grau, deve-se começar a partir dos 45 anos, em ambos os casos é importante fazer os exames anuais e tomar medicamentos preventivos, Urotrin Funziona para prevenir praticamente todos os problemas da próstata.
Vale considerar que câncer de próstata, muitas vezes, não apresenta sintomas, se exames não forem feitos regularmente, é quase impossível detectar o problema no início, quando o tratamento ainda apresenta bons resultados.
Primeiros sinais de problemas na próstata
É preciso saber que além do câncer, existem outras doenças que podem atingir a próstata e causar sérias consequências,físicas e mentais.Por isso, é importante estar atento aos primeiros sinais.
Confira abaixo os sinais de cada problema de próstata:
Hiperplasia prostática benigna
Hiperplasia benigna da próstata é um problema muito comum, que se caracteriza pelo aumento da próstata, geralmente, esse crescimento é benigno, causado pelo aumento do número de células da glândula.
Embora a Hiperplasia benigna da próstata não seja um tipo de câncer, o problema exige cuidados especiais. Seus principais sintomas são:
- Dor ao urinar;
- Necessidade frequente de urinar;
- Necessidade de fazer mais força para urinar;
- Fluxo urinário fraco;
- Retenção de urina;
- Micção excessiva no período da noite.
Prostatite aguda
Prostatite aguda é quando a próstata está inflamada, podendo surgir repentinamente. Os sintomas mais comuns são dor na região genital, dor na virilha, mal-estar, febre, tremores, urina com cheiro forte e aspecto turvo, indicando a presença de infeção bacteriana, cujo tratamento é a base de antibióticos, que deverão ser prescritos por urologista.
Prostatite crônica
Já, a prostatite crônica é quando a infecção e os sintomas da prostatite aguda persistem, até por meses, passando a ser considerada crônica, muito comum em pacientes idosos.
Câncer de próstata
Como já foi dito, o câncer de próstata não costuma apresentar sintomas, pelo menos, em seu estágio inicial mas, no estágio avançado da doença, pode mostrar sinais como:
- Disfunção erétil;
- Sangue ao urinar ou ejacular;
- Necessidade de urinar a toda hora;
- Fluxo urinário fraco ou interrompido;
- Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés;
- Nictúria (micção em excesso no período da noite);
- Dor no quadril, nas costas, nas coxas, nos ombros ou ossos.
Mas, vale lembrar que esses sintomas nem sempre significam a presença do câncer, como vimos, podem ser outras doenças. Por isso, é tão importante procurar um urologista para que ele possa analisar e definir a melhor forma de tratamento.